ANTT altera coeficientes dos pisos mínimos de transporte rodoviário de carga |
A Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou nesta sexta-feira, 21/01/2022, a Resolução nº 5.959, de 20 de janeiro de 2022, que altera a Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – PNPM-TRC.
Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. A tabela está disponível na Resolução nº 5.959, de 20 de janeiro de 2022. |
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 21/01/2022 | Edição: 15 | Seção: 1 | Página: 68
Órgão: Ministério da Infraestrutura/Agência Nacional de Transportes Terrestres/Diretoria Colegiada
RESOLUÇÃO Nº 5.959, DE 20 DE JANEIRO DE 2022
Altera a Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – PNPM-TRC.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada no Voto DDB – 012, de 20 de janeiro de 2022, e no que consta do Processo nº 50500.093742/2021-41, resolve:
Art. 1º Alterar os incisos VII e VIII do art. 2º da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º …
VII – carga frigorificada ou aquecida: a carga que necessita ser refrigerada, congelada ou aquecida para conservar as qualidades essenciais do produto transportado;
VIII – carga frigorificada perigosa ou aquecida perigosa: a carga frigorificada ou aquecida que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.”
Art. 2º Alterar o Anexo II da Resolução ANTT nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que passa a vigorar nos termos do Anexo desta Resolução.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
RAFAEL VITALE RODRIGUES
Diretor-Geral
ANEXO
ANEXO II
COEFICIENTES DOS PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
TABELA A – TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5895 |
3,3309 |
3,7916 |
4,3454 |
4,9644 |
5,4062 |
6,2123 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
237,85 |
283,02 |
290,16 |
321,24 |
359,37 |
416,28 |
455,77 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6271 |
3,3783 |
3,8196 |
4,4254 |
5,0444 |
5,5244 |
6,3299 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
243,52 |
291,40 |
288,52 |
333,88 |
372,02 |
439,43 |
478,76 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0900 |
3,9461 |
4,5228 |
5,2594 |
5,9693 |
6,4065 |
7,3411 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
274,71 |
320,70 |
339,13 |
398,45 |
436,58 |
492,23 |
536,49 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
3,3189 |
3,7856 |
4,3436 |
4,9626 |
5,4068 |
6,2063 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
279,72 |
288,52 |
320,75 |
358,88 |
416,44 |
454,13 |
||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5829 |
3,3189 |
3,7856 |
4,3436 |
4,9626 |
5,4068 |
6,2063 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
236,05 |
279,72 |
288,52 |
320,75 |
358,88 |
416,44 |
454,13 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,2865 |
3,3189 |
3,8023 |
4,3436 |
4,9626 |
5,4068 |
6,2063 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
236,05 |
279,72 |
293,12 |
320,75 |
358,88 |
416,44 |
454,13 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1745 |
3,9159 |
4,4051 |
4,9590 |
5,5779 |
6,0385 |
6,8446 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
349,07 |
394,24 |
406,60 |
437,68 |
475,81 |
537,87 |
577,36 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2314 |
3,9826 |
4,4354 |
5,0412 |
5,6602 |
6,1589 |
6,9644 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
364,71 |
412,57 |
414,93 |
460,29 |
498,42 |
570,99 |
610,32 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5436 |
4,3997 |
4,9971 |
5,7336 |
6,4435 |
6,9051 |
7,8396 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
353,51 |
399,50 |
424,72 |
484,04 |
522,17 |
584,52 |
628,77 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
3,5860 |
4,0812 |
4,6392 |
5,2582 |
5,7211 |
6,5207 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
350,57 |
364,59 |
396,81 |
434,95 |
497,66 |
535,35 |
||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8500 |
3,5860 |
4,0812 |
4,6392 |
5,2582 |
5,7211 |
6,5207 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
306,90 |
350,57 |
364,59 |
396,81 |
434,95 |
497,66 |
535,35 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
|
4,5033 |
5,1222 |
|
6,4426 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
|
364,65 |
402,78 |
|
519,11 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA B – OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,4770 |
3,9021 |
4,5211 |
4,8015 |
5,3233 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,5110 |
3,9361 |
4,5551 |
4,8355 |
5,3573 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
4,1456 |
4,6507 |
5,3606 |
5,6598 |
6,2927 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
295,35 |
321,01 |
359,14 |
406,80 |
428,07 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,4770 |
3,9021 |
4,5211 |
4,8015 |
5,3233 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,4770 |
3,9021 |
4,5211 |
4,8015 |
5,3233 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,4770 |
3,9021 |
4,5211 |
4,8015 |
5,3233 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
4,0906 |
4,5157 |
5,1347 |
5,4338 |
5,9556 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
380,06 |
405,71 |
443,85 |
491,51 |
512,78 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
4,1268 |
4,5519 |
5,1709 |
5,4701 |
5,9919 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
390,03 |
415,68 |
453,82 |
501,48 |
522,75 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
4,6198 |
5,1249 |
5,8348 |
6,1583 |
6,7913 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
380,94 |
406,59 |
444,73 |
499,08 |
520,35 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,7726 |
4,1977 |
4,8167 |
5,1159 |
5,6377 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
339,69 |
365,34 |
403,48 |
451,14 |
472,41 |
||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,7726 |
4,1977 |
4,8167 |
5,1159 |
5,6377 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
339,69 |
365,34 |
403,48 |
451,14 |
472,41 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
|
3,9021 |
4,5211 |
|
5,3233 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
|
289,28 |
327,41 |
|
391,19 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA C – TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3105 |
2,9466 |
3,4361 |
3,9175 |
4,4476 |
4,8017 |
5,5157 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,68 |
106,41 |
115,45 |
122,14 |
130,36 |
150,02 |
158,53 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3349 |
2,9746 |
3,4680 |
3,9681 |
4,4982 |
4,8659 |
5,5798 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
97,90 |
108,22 |
115,09 |
124,87 |
133,08 |
155,01 |
163,48 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7943 |
3,5433 |
4,1361 |
4,7345 |
5,3555 |
5,7213 |
6,5527 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
116,05 |
125,96 |
139,67 |
152,45 |
160,67 |
182,28 |
191,82 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
2,9423 |
3,4340 |
3,9169 |
4,4470 |
4,8019 |
5,5136 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
105,70 |
115,09 |
122,04 |
130,25 |
150,06 |
158,18 |
||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3081 |
2,9423 |
3,4340 |
3,9169 |
4,4470 |
4,8019 |
5,5136 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,29 |
105,70 |
115,09 |
122,04 |
130,25 |
150,06 |
158,18 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,0117 |
2,9423 |
3,4400 |
3,9169 |
4,4470 |
4,8019 |
5,5136 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,29 |
105,70 |
116,08 |
122,04 |
130,25 |
150,06 |
158,18 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7056 |
3,3417 |
3,8612 |
4,3426 |
4,8727 |
5,2469 |
5,9610 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
132,07 |
141,80 |
154,21 |
160,90 |
169,12 |
192,12 |
200,63 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7260 |
3,3657 |
3,8721 |
4,3721 |
4,9022 |
5,2902 |
6,0040 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
135,44 |
145,75 |
156,00 |
165,78 |
173,99 |
199,25 |
207,73 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1543 |
3,9033 |
4,5186 |
5,1169 |
5,7380 |
6,1301 |
6,9615 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
147,88 |
157,79 |
175,89 |
188,67 |
196,89 |
222,83 |
232,37 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
3,1136 |
3,6352 |
4,1181 |
4,6482 |
5,0233 |
5,7350 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
132,39 |
145,16 |
152,10 |
160,32 |
183,45 |
191,57 |
||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,4794 |
3,1136 |
3,6352 |
4,1181 |
4,6482 |
5,0233 |
5,7350 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
122,98 |
132,39 |
145,16 |
152,10 |
160,32 |
183,45 |
191,57 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
|
3,9742 |
4,5043 |
|
5,5985 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
|
131,50 |
139,71 |
|
172,18 |
TABELA D – OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,1834 |
3,5487 |
4,0788 |
4,3050 |
4,7773 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,2174 |
3,5827 |
4,1129 |
4,3391 |
4,8113 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,8609 |
4,3063 |
4,9273 |
5,1737 |
5,7570 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
130,24 |
135,77 |
143,98 |
163,87 |
168,46 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,1834 |
3,5487 |
4,0788 |
4,3050 |
4,7773 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,1834 |
3,5487 |
4,0788 |
4,3050 |
4,7773 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,1834 |
3,5487 |
4,0788 |
4,3050 |
4,7773 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,6085 |
3,9738 |
4,5039 |
4,7503 |
5,2225 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
148,49 |
154,02 |
162,23 |
182,13 |
186,71 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,6215 |
3,9868 |
4,5169 |
4,7633 |
5,2356 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
150,64 |
156,17 |
164,38 |
184,27 |
188,86 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
4,2434 |
4,6888 |
5,3098 |
5,5824 |
6,1658 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
166,45 |
171,98 |
180,20 |
204,42 |
209,01 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,3846 |
3,7499 |
4,2801 |
4,5265 |
4,9987 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
139,79 |
145,32 |
153,54 |
173,43 |
178,01 |
||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
3,3846 |
3,7499 |
4,2801 |
4,5265 |
4,9987 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
139,79 |
145,32 |
153,54 |
173,43 |
178,01 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
|
|
|
3,5487 |
4,0788 |
|
4,7773 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
|
|
|
115,25 |
123,47 |
|
144,62 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.
Fonte: Confederação Nacional do Transporte – CNT