O presidente da FETRANSLOG-NE, Arlan Rodrigues, e o Diretor Marcelo Maranhão estiveram na cerimônia de celebração do septuagésimo aniversário da Confederação Nacional do Transporte – (CNT), que ocorreu nesta terça-feira (30/01) em Brasília.
O evento reuniu lideranças dos setores de transportes e logística e empresários do país para celebrar as sete décadas da entidade máxima do Transporte e logística brasileira.
.
Retornando um pouco na trajetória da CNT, para ser mais preciso, a entidade veio ao mundo em 28 de janeiro de 1954 e, à época, chamava-se CNTT (Confederação Nacional dos Transportes Terrestres). Seu início foi no Rio de Janeiro (RJ), apoiada por um grupo de transportadores rodoviários de cargas e autônomos. Esses pioneiros identificaram a necessidade de uma instituição que representasse as empresas de transporte e logística, em âmbito nacional, e desenvolvesse ações que fortalecessem a atividade empresarial.
Na década de 1990, foi renomeada e ganhou um novo estatuto. Com isso, passou a desempenhar um papel muito mais amplo na matriz de transporte brasileira, voltado para a promoção da multimodalidade e para o fortalecimento do setor.
“São 70 anos de trabalho dedicados à melhoria das condições para a atividade transportadora e do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade e ao desenvolvimento econômico e social do país”, acrescenta o presidente.Vander Costa pondera que o setor de transporte é um dos pilares da economia, sendo elemento primordial para o seu desenvolvimento e a expansão da sua capacidade produtiva. “Afinal, pessoas precisam se locomover e produtos precisam ser entregues dentro e fora do território nacional”, arremata.
Durante a cerimônia, Arlan Rodrigues se encontrou com o presidente da CNT, Vander Costa. Ambos discutiram questões pertinentes aos setores de transporte, enfatizando a importância da cooperação entre as instituições para impulsionar o progresso econômico e sustentável do Brasil.
A presença do presidente da FETRANSLOG-NE e SETCARCE na comemoração dos 70 anos da CNT destaca a relevância do evento para o transporte, evidenciando o papel vital que desempenha no suporte à infraestrutura do país.
Compromisso com o desenvolvimento
Ao comemorar 70 anos, a CNT reafirma o seu compromisso de ajudar o país a crescer de forma sustentável e a criar empregos. A instituição prega que esse desafio só será superado com o aumento da segurança jurídica; a implementação de reformas estruturantes; a redução da burocracia; e a modernização da infraestrutura.
Em todas essas décadas, a Confederação consolidou sua atuação e, hoje, realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas ou de passageiros, apresentando soluções para os transportadores, para a sociedade e para o governo em relação a questões que envolvam todos os modais — rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário (transporte marítimo de longo curso, cabotagem e navegação interior).
Acompanhe alguns registros dos 70 anos da CNT:
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FETRANSLOG-NE