Scroll Top

FETRANSLOG-NE participa do ‘Maio Lilás’ no Ministério Público do Trabalho na Paraíba

O evento, que aconteceu no Ministério Público do Trabalho na Paraíba, teve como objetivo buscar mais conhecimentos e resolutividades em questões de interesse de nossa categoria.

No último dia 16 de maio o presidente da FETRANSLOG-NE e do SETCEPB, Arlan Rodrigues, participou de um evento intitulado ‘Ciclo de Debates no Ministério Público do Trabalho’, da Campanha ‘Maio Lilás’, em João Pessoa. O respeito à liberdade sindical é o tema de um Cordel e de um vídeo lançados pelo MPT para a Campanha Maio Lilás deste ano, que divulga materiais e informações em suas redes sociais até o final do mês. O evento aconteceu no auditório do Edifício-Sede MPT-PB, em João Pessoa.

A campanha lembra que direitos como férias remuneradas, 13º salário, aviso prévio e licença maternidade são frutos de lutas antigas, que resultaram em benefícios históricos para os trabalhadores e toda a sociedade. O Cordel, de autoria da poetisa paraibana e enfermeira Anne Karolynne, foi declamado pela autora na abertura do evento.

O MPT quer que a sociedade conheça direitos conquistados graças a lutas antigas e também divulgar práticas antissindicais, que devem ser denunciadas.

SOBRE O MAIO LILÁS:

A campanha tem como objetivo a conscientização dos direitos dos trabalhadores, aproximar o trabalhador do MPT para que ele se sinta acolhido no sentido de que nós somos o órgão que tutela seus direitos, promovemos a conscientização desses direitos, promovemos a articulação com o sindicato para que o sindicato atue da forma correta e legal, no intuito de proteger os sindicalizados e toda categoria e para que o trabalhador cada vez mais se sinta empoderado e com a sensação de pertencimento à categoria da qual faz parte.

Na Paraíba, a campanha prevê a divulgação de informações e materiais (cards, vídeos) em redes sociais durante todo o mês, além da veiculação de VT de 30 segundos em TVs (vídeo animado do Cordel ‘Maio Lilás’) e de spot em rádios parceiras da Instituição. O Cordel será lançado em parceria com o Cerest de Campina Grande.

Uma campanha nacional já está sendo divulgada, desde o início deste mês, nas redes sociais do MPT, com foco em atos antissindicais, como proibição de filiação ao sindicato da sua categoria, perseguição a trabalhadores integrantes do sindicato, etc. O MPT alerta que existe a possibilidade de denúncia em caso de condutas antissindicais. Para conhecer a campanha, acompanhe as redes sociais da Instituição.

Prédios iluminados de lilás

Neste mês de maio, a Sede do MPT-PB, no Centro de João Pessoa e o prédio do MPT em Campina Grande estão iluminados de lilás devido à campanha, que dialoga com a sociedade e com trabalhadores sobre direitos, liberdade sindical e condutas antissindicais, que devem ser combatidas e denunciadas.

Estiveram presentes: Representantes de vários sindicatos participaram do encontro, além de vereadores da cidade, Diretores do Stiupb campinense, dirigentes de outras regiões vieram a Campina Grande e participaram do evento, a exemplo do Diretor Regional do Sindicato nas Espinharas, Cícero Duarte; Valdemar Figueiredo (os dois de Patos), além de Genildo Soares, de Itabaiana.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FETRANSLOG Nordeste

Este conteúdo é útil para você?