FETRANSLOG/SETCARCE reuniu-se com AUTARQUIA dE Trânsito DE FORTALEZA/CE para definir o Plano de Acessibilidade (PASFOR)

O PASFOR - Plano de Acessibilidade de Fortaleza - visa prover a Cidade de Fortaleza/CE de um Sistema de Mobilidade Sustentável com qualidade e eficiência, que priorize os modos de transporte coletivo e os transportes ativos com ações dentro de um horizonte de 10 anos.

Na manhã do dia 07/06/2022, foi realizada a reunião na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE).  Estiveram presentes o Diretor da Federação de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (FETRANSLOG-NE) e Presidente do (SETCARCE), Marcelo Maranhão, a Diretora do SETCARCE e Sócia Proprietária da Daniel Transportes, Angela Daniel, o Superintendente da AMC, Dr. Antônio Ferreira  e o Gerente de Educação no Trânsito da AMC, André Luís. O objetivo do encontro foi para apresentar o Plano de Acessibilidade de Fortaleza e sua área de Influência – (PASFOR) e definir estratégias para a melhor forma de implantação do PASFOR.

Plano de Acessibilidade de Fortaleza (PASFOR) foi discorrido pelos senhores André Luis e Saulo de Oliveira, engenheiro de Trânsito da AMC. O Plano visa prover a Cidade de Fortaleza de um Sistema de Mobilidade Sustentável  com qualidade e eficiência,  priorizando os modos de transporte coletivo e os transportes ativos com ações dentro de um horizonte de 10 anos.

Ao final da apresentação, o Sr. Antônio Ferreira, Superintendente da AMC, anunciou a reativação do Fórum de Transito, cujo primeiro tema a ser discutido será a reformulação da portaria 87/2022 publicada em 13 de maio de 2022, que altera a portaria 83/2015. Dentre as principais mudanças, ressaltamos o Artigo que trata do novo padrão do Veículo Urbano de Carga – VUC, que passa a ter as seguintes dimensões alteradas.

Artigo 2º – Para efeito desta Portaria é considerado Veículo Urbano de Carga – VUC, o caminhão com dimensões estabelecidas da seguinte forma:

a) Largura Máxima (sem retrovisores): 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros);

b) Comprimento Total Máximo7,20m (sete metros e vinte centímetros);

c) Altura Total, incluindo a carga: 4,40m (quatro metros e quarenta centímetros.

Portaria na íntegra disponível para download no link abaixo:

Com público formado por diretores e associados do SETCARCE, a reunião conduzida pelo Diretor da FETRANSLOG-NE e Presidente em Exercício do SETCARCE  Marcelo Maranhão, contou com a participação do Dr. Sulivan Mota representando o IPREDE, Instituto Primeira Infância, organização não governamental dedicada a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, quando foi lançada a proposta de parceria entre o SETCARCE/SEFAZ/IPREDE com vistas ao transporte de donativos.

O evento contou também com a participação da Coordenadora de Educação do SEST SENAT, Cristina Gonçalves, e a Coordenadora do PROGRAMA DESPOLUIR DA FETRANS, Renata Prazeres. Na oportunidade, elas divulgarão os cursos e demais trabalhados desenvolvidos pelo SEST SENAT Fortaleza.

Fonte: Adaptável do SETCARCE

Este conteúdo é útil para você?