Scroll Top

IAA Transportation 2022: revela caminhões elétricos e autônomos

Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE30.

Stuttgart / Hannover – A Daimler Truck busca realizar o objetivo de um transporte neutro em CO2. A fabricante demonstra isso com um amplo portfólio de veículos totalmente elétricos no IAA Transportation 2022, em Hannover. O destaque da Daimler Truck na feira é o caminhão pesado elétrico à bateria de longa distância Mercedes-Benz eActros LongHaul, que a fabricante apresenta ao público pela primeira vez. A Daimler Truck revelou um protótipo conceitual do caminhão elétrico em uma coletiva de imprensa antes do IAA, na noite de domingo. O eActros LongHaul de produção em série tem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregar megawatts. A preparação para a produção em série está prevista para 2024. Outra inovação da feira é o Mercedes-Benz eActros 300 elétrico à bateria em versão cavalo mecânico para transporte de distribuição de carga pesada flexível. Além disso, a Daimler Truck anunciou o Mercedes-Benz eAtego elétrico à bateria para o segmento Médio. Como outro destaque, a fabricante está apresentando no IAA o Next Generation eCanter, da FUSO, caminhão elétrico à bateria para serviço Leve – comemorando sua estreia europeia no IAA Transportation apenas duas semanas após sua estreia mundial.

Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE30. A participação da Daimler Truck no IAA deste ano é a primeira como uma Empresa DAX independente.

Como unidade de negócios da Daimler Truck, a fabricante de ônibus líder mundial, a Daimler Buses, também estabeleceu a meta de um portfólio de veículos totalmente neutro em CO2. A Daimler Buses pretende oferecer modelos neutros em CO2 em todos os segmentos até 2030. Além do Mercedes-Benz eCitaro elétrico à bateria, que está em produção em série desde 2018, a Daimler Buses planeja lançar o primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico a partir de 2025. O primeiro ônibus puramente elétrico seguirá a partir do final desta década. Na coletiva de imprensa na noite de domingo, a Daimler Buses apresentou a próxima geração dos ônibus Setra TopClass e ComfortClass com um conjunto de propulsão convencional eficiente como uma estreia mundial. Em termos de design, estes modelos apresentam a nova “face da família” e estabelecem padrões para sistemas de segurança e assistência com o Active Brake Assist 5 (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) de série e o Active Drive Assist 2 (ADA 2 – Assistente Ativo de Condução) opcional.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “Desde o último IAA, há quatro anos, avançamos a toda velocidade com a transição para o transporte neutro em CO2. Este ano, já contamos com oito veículos de produção em série totalmente elétricos à bateria em nosso portfólio. No entanto, não basta oferecer os veículos certos. Nossos clientes também precisam da infraestrutura adequada. Estamos trabalhando ativamente em uma ampla variedade de níveis. Para um crescimento rápido, é essencial que toda a indústria e os governos se unam.”

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade.”

Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia: “Na FUSO, somos pioneiros na eletrificação de veículos comerciais. Desde a introdução da série FUSO eCanter há cinco anos, adquirimos uma vasta experiência e feedbacks valiosos dos clientes que operam os caminhões em suas operações diárias. Com o Next Generation eCanter, agora oferecemos aos nossos clientes soluções de e-Mobility (mobilidade elétrica) sob medida para uma ampla gama de aplicações. Ao dar o próximo passo, ampliando nosso portfólio de produtos e entrando na produção em larga escala, continuamos a liderar o transporte sustentável do futuro.”

Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Já alcançamos muito em termos de eletrificação com nosso eCitaro e os respectivos serviços, incluindo infraestrutura, construção, soluções de TI e treinamento. Além do avanço contínuo do nosso eCitaro, os ônibus intermunicipais e urbanos são agora o foco de nossas atividades de desenvolvimento. Para isso, definimos um roadmap claro.”

eActros LongHaul com mais de 600 quilowatts-hora de capacidade de bateria

O eActros LongHaul apresentado no IAA proporciona uma visualização prévia da linguagem de design do veículo de produção em série com seus contornos claros e uma faixa de luz LED na área dianteira. A Mercedes-Benz Trucks também anunciou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de mais de 600 kW. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento ao mercado. Isso oferecerá aos clientes vários outros usos possíveis para um transporte totalmente elétrico. Os Engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional de longa distância comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos.

O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth. Isso inclui a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha. Isso possibilita alta capacidade de produção e a produção totalmente em paralelo de caminhões convencionais e totalmente elétricos na mesma linha. Com o eActros 300/400 e o eEconic, por outro lado, a eletrificação ocorreu até agora em um processo separado no Future Truck Center (Centro de Caminhões do Futuro) em Wörth.

As baterias usadas no eActros LongHaul usam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias do eActros LongHaul de produção em série poderão ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros LongHaul foi planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de lucratividade, sustentabilidade e confiabilidade. Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos bem próximos aos modelos de produção em série serão entregues a clientes para testes de uso “no mundo real”.

Clique AQUI para mais informações sobre o eActros LongHaul.

Cavalo mecânico eActros 300 para uso flexível

A versão de modelo do eActros 300 como cavalo mecânico pode tracionar todos os semirreboques europeus padrão, levando em consideração o comprimento total máximo permitido. O caminhão elétrico é baseado na mesma tecnologia do eActros 300/400. Três baterias, cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh1, permitem uma autonomia de até 220 km2 com uma única carga de bateria. O lançamento da produção em série está planejado para o segundo semestre de 2023.

Clique AQUI para mais informações sobre o eActros.

Next Generation eCanter, da FUSO, em mais versões para múltiplas aplicações

Cinco anos de experiência com o eCanter e o feedback de clientes em todo o mundo com base em mais de 6 milhões de quilômetros conduzidos eletricamente foram incorporados ao desenvolvimento do Next Generation eCanter. O resultado é um caminhão elétrico leve que oferece aos clientes mais flexibilidade para várias aplicações entre 4,25 e 8,55 toneladas de peso bruto admissível do veículo (PBT). Com as duas versões de cabina Standard (largura de 1.695 mm) e Comfort (largura de 1.995 mm) e um total de seis distâncias entre eixos diferentes de 2.500 mm a 4.750 mm, o Next Generation eCanter pode ser usado em construção leve e horticultura, bem como em transporte de distribuição urbana e para tarefas municipais. Globalmente, mais de 100 versões estarão disponíveis. O Next Generation eCanter é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (versões com PBT de 4,25 e 6 toneladas) ou 129 kW (versões com PBT de 7,49 e 8,55 toneladas) com uma transmissão otimizada e 430 Nm de torque. Para atender aos diversos requisitos dos clientes, um novo tipo de conceito de bateria modular oferece aos clientes três opções com autonomia de até 70 km, 140 km ou 200 km com uma única carga de bateria. As baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) têm uma capacidade nominal de 41,3 kWh por módulo de bateria individual. A unidade de recarga é compatível com todas as tensões usadas nos principais mercados e suporta carregamento com corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). O Sistema de Carregamento Combinado (CCS) é o padrão de recarga e a recarga é possível com até 104 kW.

O Next Generation eCanter está disponível com os mais recentes equipamentos de segurança, como o Active Brake Assist 5 (ABA5 – Assistente Ativo de Frenagem), bem como o Active Sideguard Assist (Assistente de Ponto Cego), estabelecendo assim novos padrões no seu segmento. Outro destaque é a disponibilidade de uma tomada de força (PTO – Power Take Off), atendendo a uma variedade de veículos para fins especiais. Com o ecossistema eMobility (Mobilidade Elétrica), a FUSO oferece aos seus clientes consultoria e suporte em todos os aspectos relacionados à infraestrutura de recarga, financiamento e operação. O início das vendas está planejado para o quarto trimestre de 2022, a produção em série do FUSO Next Generation eCanter seguirá em 2023.

Objetivo final: transporte rodoviário neutro em CO2 até 2050

A ambição da Daimler Truck é oferecer apenas veículos que sejam neutros em CO2 na Europa, Japão e América do Norte até 2039 (“tank-to-wheel” – “do tanque à roda”). A FUSO lançou a produção em série do eCanter de primeira geração em 2017; os modelos elétricos à bateria Mercedes-Benz eCitaro, eActros e eEconic estão em produção em série desde 2018, 2021 e 2022, respectivamente. O Freightliner eCascadia para o mercado norte-americano seguirá este ano e outros veículos neutros em CO2 devem ser lançados nos próximos anos. Na segunda metade desta década, a Empresa também adicionará caminhões produzidos em série com propulsão de células de combustível à base de hidrogênio à sua linha de veículos. Os primeiros protótipos do Mercedes-Benz GenH2 Truck já estão passando por testes intensivos – tanto na pista de testes interna quanto nas vias públicas. A meta de desenvolvimento é uma autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais. Isso torna o caminhão adequado para operações particularmente flexíveis e exigentes, especialmente no importante segmento de transporte pesado de longa distância. O objetivo final é alcançar o transporte rodoviário neutro em carbono até 2050.

Clique AQUI para mais informações sobre o Mercedes-Benz GenH2 Truck.

Daimler Truck Financial Services no IAA pela primeira vez

Além disso, a Daimler Truck Financial Services estará presente na feira de Hannover. A Empresa é uma divisão do Grupo Daimler Truck, iniciou suas operações em dezembro de 2021 e já atua em doze mercados. A Daimler Truck Financial Services oferece soluções de financiamento, leasing e seguros para caminhões e ônibus do Grupo Daimler Truck.

A transformação da Daimler Truck para a mobilidade elétrica será apoiada com ofertas integradas de financiamento e seguro para os veículos e a bateria, bem como a infraestrutura e gestão de recarga. A Empresa já está conversando com municípios, fornecedores de energia, prestadores de serviços de transporte e pátios de recarga.

Fonte: adaptável Mercedes Benz

Este conteúdo é útil para você?