MINISTÉRIO DE INFRAESTRUTURA APRESENTA PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA EM EVENTO VIRTUAL
O PNL tem como principal objetivo identificar e propor soluções que propiciem condições capazes de incentivar a redução dos custos e melhorar o nível de serviço para os usuários da matriz de transportes

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), realizou nesta quinta-feira (10) webinar para apresentar os estudos técnicos do novo Plano Nacional de Logística – PNL 2035. Desenvolvido pelo MInfra, em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o Plano é o instrumento que identifica as principais necessidades e oportunidades para os sistemas de transportes brasileiros, responsáveis pela movimentação de pessoas e bens no país.

De acordo com a secretária da SFPP, Natália Marcassa, a intenção do MInfra é apresentar um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos e agora foi concretizado. “Nosso objetivo, hoje, foi apresentar o trabalho desenvolvido durante esse último ano e meio, principalmente, para que a gente tenha no ano que vem uma atualização do nosso Plano Nacional de Logística, que agora é integrado”, destacou.

A atual etapa do plano traz a oportunidade de participação de entidades públicas e privadas na construção de cenários futuros de oferta de infraestrutura de transportes, de modo que o estudo possa contemplar diferentes perspectivas e necessidades setoriais, permitindo assim, vislumbrar os impactos dessas intervenções na economia e na sociedade. Trata-se da etapa prévia à Consulta Pública, que está prevista para fevereiro de 2021.

As reuniões estão sendo realizadas com os mais diferentes atores do sistema de transportes dos Governos Federal e Estaduais, Casa Civil, Ministério da Economia e ministérios setoriais, órgãos de controle e representantes do mercado e da sociedade civil organizada.

 

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação (MInfra)