Scroll Top

FETRANSLOG-NE presente no prêmio melhoria da qualidade do ar (PMQA) 2023

Nesta edição comemorativa do PMQA – 20 anos, 49 empresas concorreram ao prêmio.

O tradicional Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans) aconteceu nesta terça-feira(06). Neste ano, o Prêmio celebra as duas décadas de parceria com as empresas de transportes dos três estados de atuação da Federação e os avanços conquistados, junto a elas, na área da sustentabilidade no setor de transportes.  A cerimônia foi realizada no auditório da Fetrans e teve a participação de empresários e profissionais do setor de transportes, representantes dos sindicatos filiados à Federação e autoridades do setor.

Dentre os presentes, estavam o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce) e o diretor da FETRANSLOG-NE, Marcelo Maranhão, presidente da instituição, Chiquinho Feitosa; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; o empresário Fernando Cirino Gurgel, homenageado durante a premiação, com a comenda Destaque Ambiental; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; o diretor administrativo da FIEC, Francisco Esteves; a gerente executiva do SEST SENAT Brasil, Daniela Fraga; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Flavio Antonio Holanda e Silva; José Wanderley Augusto Guimarães, representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace); Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus); Mário Albuquerque, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus), presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce), dentre outros, além das diretorias e equipes das empresas participantes e das comissões organizadora e julgadora do Prêmio.

A premiação reconhece os projetos e ações das empresas comprometidas em reduzir os impactos da atividade no meio ambiente e em ajudar a alcançar as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecidas na lista dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta edição comemorativa do PMQA – 20 anos, 49 empresas concorreram ao prêmio. Na cerimônia, que anunciou as vencedoras do Ceará, 10 empresas levaram o troféu PMQA para suas sedes.

Foram elas:

🥈 PRATA: Cerama Transportes

🥇 OURO: Auto viação Fortaleza, Auto viação São José, Viação Princesa dos Inhamuns

🏆 OURO INOVADOR: Auto viação Dragão do Mar, Expresso Guanabara (que conquistou a décima vitória seguida), Empresa Vitória
Transportes Urbanos Aliança,Viação Urbana, Daniel Transportes.

Já a entrega do tradicional Troféu Destaque Ambiental ao empresário Fernando Cirino Gurgel, um dos mais conceituados industriais do setor metalmecânico brasileiro, foi uma homenagem da Fetrans pelo destaque da sua atuação profissional na promoção de práticas sustentáveis. Fernando Cirino foi presidente da Durametal, empresa metalúrgica que é a maior fabricante de tambores de freio, discos de freio e cubos de roda do país, peças essenciais para o desenvolvimento da indústria de ônibus e caminhões e cujos processos sempre se destacaram por atender as especificações mais estritas dos mercados nacional e internacional, que renderam à empresa diversos tipos de certificações em normas como ISO 9001, ISSO TS 16949 e ISO 14001, demonstrando capacitação, qualidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente.

Após décadas de atuação na Durametal, colaborando diretamente para o crescimento econômico do Ceará e levando o estado a se destacar nacional e internacionalmente no setor metalmecânico, o homenageado passou a atuar como investidor no setor de energias renováveis. O empresário passou a montar parques de energia eólica e solar e vem colaborando diretamente com a geração de energia limpa, estando conectado diretamente ao novo momento das mudanças na matriz de energia mundial e se preparando para participar da cadeia produtiva de hidrogênio verde (H2V).

presidente Chiquinho Feitosa agradeceu a confiança das empresas por acreditarem e abraçarem as propostas e os desafios do Prêmio ao longo dos 20 anos.

“Hoje, o Prêmio completa duas décadas e se tornou um dos mais tradicionais do setor de transportes, sempre avançando e se adaptando às novas tecnologias e às atuais demandas do País e do mundo. Os projetos apresentados são contribuições inovadoras, eficazes e viáveis, comprovando o compromisso do setor de transporte, ao longo destes 20 anos, com a sustentabilidade”, comemora o presidente da Fetrans.

Veja alguns registros durante a premiação:

Fonte: Adaptável da FETRANS

Este conteúdo é útil para você?