Logística de medicamentos: gerenciamento que evita falhas e prejuízos

Deste modo, o gerenciamento de risco na logística hospitalar se torna um importante norte para a realização dos processos administrativos que envolvem a gestão.

Logística de medicamentos é um grande desafio que exige atenção aos detalhes, antecipação aos fatos e corrida contra o tempo.

Deste modo, o gerenciamento de risco na logística hospitalar se torna um importante norte para a realização dos processos administrativos que envolvem a gestão, armazenagem e distribuição de medicamentos.

Isso porque esse processo é feito com tecnologia e inteligência necessárias a cada uma das etapas logísticas, visando sempre a maior segurança, agilidade e redução de custos.

Quando o assunto em questão é o manuseio e transporte de insumos e produtos hospitalares, a atenção sempre deve ser maior, afinal, estamos lidando com substâncias que salvam vidas.

Quais critérios precisam de atenção no gerenciamento de risco?
Então, com anos de experiência à frente da RV, percebi que elaborar um plano de gerenciamento de risco seguindo critérios que demandam maior cautela dentro da logística de medicamentos é uma ótima forma de priorizar as questões que, se não forem executadas da forma correta, podem gerar grandes prejuízos.

Confira abaixo alguns exemplos:

– Análise de rota para evitar rodovias com alto índice de roubo de cargas e acidentes;\

  • Adequação dos veículos no caso de transporte refrigerado;\
  • Treinamento dos funcionários envolvidos nos processos da logística hospitalar;\
  • Verificação do tipo de carregamento bem como seu valor para avaliar a estrutura necessária.

Implementando esse passo a passo de verificação dos processos, a probabilidade de algo dar errado se anula completamente.

Monitoramento e Rastreabilidade na logística hospitalar
Mas, para trilhar esse caminho de antecipação aos riscos na logística de medicamentos, é necessário um suporte tecnológico e, por isso, aqui na RV Ímola investimos constantemente em inovação.

Adotamos então um sistema de rastreamento com ferramentas de GPRS e GSM para maior agilidade nas tomadas de decisão e conseguimos monitorar todo o transporte de medicamentos 7 dias por semana e 24 horas/dia.

E, sabendo da importância das antecâmaras climatizadas para o transporte refrigerado, também controlamos a abertura das portas dos caminhões para assegurar que a temperatura esteja sempre de acordo com o estipulado pelos órgãos fiscalizadores.

Diante disso, é possível perceber a real importância de um planejamento sobre a gestão de logística hospitalar contando com o gerenciamento de risco, uma vez que muitas falhas podem ser evitadas aumentando a produtividade e assertividade ao fim dos processos.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar com bastante experiência em armazenagem climatizada, transporte refrigerado para medicamentos, unitarização de medicamentos e muito mais.

Com clientes em todo o Brasil, a empresa oferece consultoria em logística e já foi premiada várias vezes por ter soluções inovadoras. Essa é a minha alegria!

Fonte: RV Ímola