Scroll Top

Presidente da FETRANSLOG-NE participa da última Reunião Ordinária do ano de 2022 da NTC&Logística

O compromisso aconteceu nas dependência da subsede da entidade em São Paulo

Aconteceu na última quinta-feira (15) a última reunião ordinária Conjunta de Diretoria e Conselho Superior da NTC&Logística do ano, contando com a presença de presidentes de federações e sindicatos, membros da diretoria da entidade e técnicos.

O presidente da FETRANSLOG-NE, Arlan Rodrigues, esteve presente de modo online dando as suas contribuições no encontro de maneira crescente com todo o seu trabalho realizado para a categoria do TRC.

O compromisso aconteceu nas dependência da subsede da entidade em São Paulo e na ocasião, Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, iniciou agradecendo a presença de todos:

“Agradeço aos presentes e aos que estão acompanhando online, hoje foi um dia muito especial, realizamos a despedida do Coronel Souza, nosso assessor de segurança, em nome da nossa entidade e da federação agradecemos por todo o trabalho feito por nosso setor”.

Em seguida, o presidente da entidade repassou todos os compromissos os quais presenciou durante o ano de 2022 e, logo após, passou a palavra para o diretor financeiro na NTC&Logística, Marcelo Rodrigues, para realizar a leitura da ata referente a deliberação do conselho fiscal referente à previsão orçamentária para o ano que vem.

Com a ata aprovada por todos os presentes, Francisco Pelucio prosseguiu apresentando o calendário preliminar da NTC&Logística para 2023 e, posteriormente, passou a palavra para o assessor Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, que indicou as atividades que vêm sendo conduzidas junto ao congresso, informando: “Queria dizer que entre os projetos que estamos acompanhando no Congresso são assuntos de conhecimento de todos como o DT-e que está dependendo de um decreto de regulamentação, a questão do seguro de transporte tem um projeto de lei para que ele seja exclusivo das empresas de transporte, as prioridades da carga tributária, além da aplicação de multas devido às paralisações recentes”, finalizou.

Ainda nas discussões, foram abordados temas referentes a posse do novo governo no início do ano e as pautas pertinentes para o setor do transporte de cargas, desta forma, a assessora parlamentar da entidade, Edmara Claudino, citou a necessidade de manter o posicionamento das entidades e seus representantes em pautas pertinentes do setor com o congresso: “Precisamos encarar a realidade referente a reforma, temos que entrar na discussão, sermos protagonistas em nosso segmento e no que podemos contribuir”, citou.

Em sequência, Gildete Menezes, assessora jurídica da entidade, também comentou sobre o manual do contribuinte, dispensando a obrigatoriedade do documento impresso, bem como a regulamentação do DT-e, transporte internacional, vale pedágio e o IRTC.

Narciso Figueiroa Junior também expôs as atividades jurídicas da associação, e as perspectivas do setor: “Como sugestão, é de suma importância que a NTC continue o acompanhamento e a troca de informações para auxiliar as entidades de todos os estados, creio que ano que vem teremos um panorama diferente, que irá refletir no setor. O papel das entidades vai ser de união para o próximo ano”, pontuou.

Ainda na ocasião, Carlos Alberto Panzan, presidente da FETCESP, ainda citou as participações da Federação e agradeceu o trabalho da NTC&Logística neste ano: “Acredito que temos uma agenda mínima a ser cumprida a nível nacional e federal, com os problemas trabalhistas e como a periculosidade sobre os tanques de combustíveis, política de preços dos combustíveis, o DT-e, DIFAL, e temos que continuar esse trabalho de cobrança e acompanhamento”, citou o presidente.

O vice-coordenador nacional da COMJOVEM, Geovani Serafim, aproveitou a oportunidade para apresentar os números da Comissão nos últimos três anos e as grandes conquistas que continuarão sendo realizadas em 2023.

Diversos outros assuntos também foram discutidos pelos presentes, como a PEC 45, a carga tributária, o percentual do biodiesel, roubo de cargas, dentre outros.

Os presentes na reunião ainda comentaram o andamento de suas áreas e suas atividades e como vem sendo o desenvolvimento junto aos órgãos responsáveis sobre os temas de maior impacto para o transporte rodoviário de cargas. Em suma, todos os representantes desejaram um excelente final de ano e Francisco Pelucio também parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido em 2022 e resultados alcançados, além de ressaltar a dedicação da equipe da entidade desde o início da sua gestão. Ele também desejou um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo a todos. Para finalizar, novamente agradeceu ao Coronel Souza pelos anos dedicados ao transporte a quem deu a palavra final agradecendo: “Agradeço a honraria de encerrar essa reunião, estou finalizando meu ciclo profissional de 25 anos junto ao transporte rodoviário de cargas, chegou a hora de parar e eu saio tranquilo. Procuramos fazer o que foi possível, o mais importante foi o relacionamento que estabeleci com cada um de vocês. Agradeço a todos pelo apoio, boas festas”, encerrou Souza.

Fonte: NTC&logística

Este conteúdo é útil para você?