Scroll Top

2º encontro vez e voz com o tema Conhecer para Transformar

A segunda edição do Encontro apresentou o Índice de Equidade do Transporte

Um dos movimentos que busca incentivar e incluir a mulher no setor de transporte rodoviário de cargas é o Vez & Voz, uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP). Criada em 2020, a ação também visa ser ponto inicial para a ampliação da participação feminina e trabalhar – junto aos associados e aos transportadores – a sensibilização das empresas em relação à equidade de gênero e mais espaço para contratação de mulheres, principalmente em posições de liderança e operacionais que ainda são níveis em que elas são menos presentes.

Da esquerda para a direita: Bruna Medeiros, presidente da Gristec, Marinês Todescatto Kreller, vice-presidente regional da Fetranslog-NE e do Setcema, Rose Fassina, vice-presidente do Sindisan , Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, e Gislaine Zorzin, diretora administrativa e de novos negócios da Zorzin Logística e atual vice coordenadora do Vez e Voz.

Na tarde de quarta-feira dia (22/03), foi realizado o 2º Encontro do Vez & Voz que reuniu no Palácio dos Transportes, um público engajado que busca ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor.

“Muitas profissionais acabam perdendo sua identidade com um intuito de se moldarem a certos ambientes e isso, tem impacto em seu desenvolvimento profissional. A ideia é ter um conhecimento sobre si hoje, para transformar o nosso amanhã”, disse Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Vez & Voz.

O movimento foi criado pelo SETCESP no fim de 2020 e conta com a adesão de várias organizações signatárias. “Eu apoio incondicionalmente as ações do movimento. A mulher com a competência que possui, pode estar no lugar onde desejar, e isso jamais deve ser colocado em dúvida”, reforçou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor.

Na sequência, a economista do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), Raquel Serini, foi convidada a apresentar o Índice de Equidade do Transporte. “Criamos um indicador que demonstra o panorama de como está a participação da mulher no transporte e mede o compromisso das empresas com a equidade de gênero”, contou ela.

De acordo com os dados colhidos pelo instituto, de uma escala que vai de 01 até 100, o Índice de Equidade do Transporte está em 37, revelando que o setor precisa melhorar: em políticas de combate ao assédio, no aspecto de diversidade, em programas de benefícios, além de dar oportunidade a cargos de liderança para as mulheres.

Por outro lado, no enfoque de capacitação e treinamentos para profissionais mulheres, o setor teve um resultado razoável.

Para apresentar ações de sucesso que tem por intenção incentivar mulheres no setor, Gislaine Zorzin, que é vice-coordenadora da Comissão do Vez & Voz e diretora na Zorzin Transportes, empresa que atua no segmento de cargas perigosas, falou dos programas que a transportadora tem para a contratação de motoristas mulheres.

Após isso, com o oferecimento do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, a palestrante e escritora, Helda Elaine, subiu ao palco para falar da mulher e suas potencialidades.

“Nosso potencial existe, acontece que às vezes a gente esconde ele, e não valorizamos as nossas próprias qualidades. Se as dificuldades aparecerem, saiba você, que juntos, somos melhores, porque compartilhamos os saberes O associativismo e o cooperativismo são fundamentais para a realização de sonhos”, aconselhou Elaine.

Na segunda parte do evento, o Movimento A Voz Delas da Mercedes-Benz Brasil, sorteou alguns brindes. Também o caminhão ‘Estrela Delas’, pensado sob medida para mulheres motoristas profissionais, esteve em exposição.

Depois foi aberto um bate-papo com mulheres que atuam na liderança das entidades, em que esteve presente além de Jarrouge, Marinês Todescatto, vice-presidente regional da Fetranslog-NE (Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste), Rose Fassina, vice-presidente Sindisan (Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista) e Bruna Medeiros, presidente da Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e Tecnologia de Rastreamento). Elas contaram como foi a trajetória profissional delas até chegarem ao cargo que ocupam.

Fechando o evento com chave de ouro, Tatá Zanin fez a palestra ‘Viva sua real identidade’ convidando o público presente e o virtual, que acompanhou o evento pelo canal do movimento no Youtube, a trazer luz a sua consciência e enxergar seu valor.

“Quais são seus gatilhos emocionais, e principalmente, o que te impede de crescer? Uma mulher forte reconhece suas vulnerabilidades até para pedir ajuda. Seu passado não define o futuro”, discursou Zanin em um momento de muita emoção da plateia.

“Saímos daqui hoje com um sentimento de perdão e pertencimento. Importante destacar que só vamos conseguir mudar o cenário neste setor à medida que, vamos falando sobre o tema. Foi muito bom estar aqui com vocês”, despediu-se Jarrouge.

Veja as fotos do evento!

O encontro ficou gravado no canal oficial do Vez & Voz no Youtube. Confira!

Fonte: Adaptável do SETCESP

Este conteúdo é útil para você?