Na última quinta-feira (13), foi realizado o Seminário Itinerante do núcleo da COMJOVEM de São José do Rio Preto. O evento foi marcado por visita técnica da fabrica da Facchini e palestras sobre temas importantes para o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC). Contou com a participação de empresários, entidades de classe e os Vices-Coordenadores da Paraíba e Maranhão do núcleo da COMJOVEM Nordeste, João Lucas e Ruan Lucas.
DIA 13/04 e 14/04 – VISITA TÉCNICA À FACCHINI
Os participantes do evento e membros da COMJOVEM conheceram às fábricas Facchini de Cosmorama e Votuporanga. A Facchini S.A, com a estratégia de verticalização e exclusividade dos componentes, tem hoje na unidade de Roseira, em Cosmorama, no estado de São Paulo, a fabricação de autopeças, Desbobinamento de aço, slitters, corte a laser, fundição, usinagem e fabricação de peças plásticas injetadas. Aproximadamente a produção verticalizada de 80% de todos os componentes e peças dos implementos rodoviários.
Dentro desta unidade existe quinze (15) máquinas de corte a laser e trinta (30) robôs de soldagem, também para a fabricação dos implementos Semirreboque Carrega Tudo e Guindaste Articulado.
Os robôs realizam solda e fazem transporte de diversas peças e formas percorrendo 1 milhão de metros quadrados de área total
eles fabricam as próprias rodas, durante a pandemia foi um diferencial, frente aos concorrentes com a falta de suprimentos no período.
O Membro da COMJOVEM Nordeste, Ruan Lucas, participou da vísita. Confira os momentos:
DIA 14/04 – PALESTAS a tarde
No auditório do SEST SENAT de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi o palco da segunda edição 2023 do Seminário Itinerante da NTC&Logística por meio da COMJOVEM. Dentre os assuntos que foram tratados, destaca-se o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) e os Impactos no TRC, MP 1.153/22 “Seguros” e Gerenciamento de Risco e Produtividade.
O evento tradicional, que há mais de 19 anos atua com o objetivo de aproximar a Associação de seus empresários associados, parceiros e representantes de empresas do segmento, levando para as bases conteúdo técnico e diferenciado, contribuindo com discussões importantes e temas que movimentam o transporte de cargas em todo o Brasil.
O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio agradeceu e parabenizou o trabalho da COMJOVEM e destacou o trabalho desenvolvido pela entidade. “Uma das grandes conquistas do trabalho desenvolvido pela NTC&Logística é a desoneração da folha de pagamento que graças ao nosso trabalho tem sido prorrogado e todos nós sabemos o quanto isso representa em nossas empresas. Estamos trabalhando com muita dedicação no que diz respeito a MP 1153/2022 que entre outras coisas trata sobre o seguro de cargas, esperamos conseguir um parecer positivo, os demais assuntos estão bem encaminhados e seguimos trabalhando bastante com o apoio das entidades regionais e da CNT”, ressaltou.
“É um imenso prazer ter vocês aqui. Nós preparamos esse seminário aqui em São José do Rio Preto com o intuito de trazer informações técnicas para as transportadoras, realizar a integração com as transportadoras, fornecedores e os integrantes da COMJOVEM. Quero agradecer a todos que vieram de outras localidades para participar com a gente, e também agradecer aos nossos apoios, em especial o SEST SENAT pelo espaço e também aos patrocinadores do evento”, destacou o coordenador da COMJOVEM de São José do Rio Preto, Bruno Martinelli.
Representando o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, o presidente do SETCAR, Natal Arnosti parabenizou a coordenação nacional da COMJOVEM pelo trabalho realizado e destacou a importância da utilização do espaço do SEST SENAT.
O presidente do SETCARP, Kagio Miura agradeceu a realização do evento e a todos os presentes. “Quero agradecer o presidente Francisco Pelucio pela oportunidade. A COMJOVEM vem ganhando ano após ano espaço e respeito de todo setor graças ao trabalho desenvolvido. Quero agradecer também aos palestrantes presentes, os nossos apoios e também os patrocinadores por estarem próximos da comissão”.
Outro assunto tratado foi a MP 1153/2022 que trata da DDR e também sobre o gerenciamento de risco, onde o representante da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC), Reginaldo Caparino comentou como o gerenciamento de risco pode contribuir para o transporte.
Ele deu exemplos claros de medidas que podem ser tomadas uma vez que o transportador for o único responsável pela contratação do seguro como a gestão poderá apoiá-los em termos de produtividade e resultados na mitigação de riscos.
Finalizando as palestras, o assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia comentou sobre os principais fatores que influenciam a produtividade nas operações de transporte.
Ele passou informações de como acompanhar o processo nas empresas e também destacou pontos importantes que precisam ser vistos com mais atenção nas operações das transportadoras para que haja maior produtividade, com menos recursos financeiro investido.
“É muito importante olhar de perto todos os fatores e custos que influenciam a operação transporte para que revejam suas atividades e tomem as melhores decisões para a manutenção e longevidade das empresas transportadoras”, finalizou.
Acompanhe as fotos durante o evento:
Durante o evento também houve participação das empresas patrocinadoras, divulgando seus serviços e apresentando novidades para os presentes.
Fonte: Adaptável da NTC&logística