A Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (FETRANSLOG-NE) atualizou sua publicação intitulada Mercado de Trabalho do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) para a posição do mês de Dezembro de 2021. A fonte é oriunda da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos publicados pelo Ministério da Economia.
Os resultados dessa publicação têm como objetivo informar ao público interessado a movimentação do emprego formal no setor do TRC na base territorial da FETRANSLOG-NE (estados do MA, PI, CE, RN e PB), ser um termômetro para o nível de produção do serviço de transporte e servir de fonte de pesquisas e estudos sobre o TRC por instituições do setor, imprensa e outras entidades.
No ano de 2021, o setor do TRC apresentou um saldo positivo de postos de trabalho em todos os estados da base da Federação, o que significa que no ano de 2021 houve mais admissões que desligamentos. No acumulado de janeiro a dezembro de 2021, foi ocupado um total de 19.563 vagas de emprego no setor, o qual comparado com o mesmo período do ano anterior, foi um aumento de 31%.
A quantidade de vínculos de trabalho nos estados analisados em 2021 foi de 41.819, representando um aumento de 9,6% em relação ao ano de 2020. O estado do Rio Grande do Norte foi o que apresentou o menor saldo de trabalho, isto é, a quantidade de contratações ficou muito próxima da quantidade de demissões. No estado do Ceará, por outro lado, as contratações foram maiores que as demissões, gerando o maior saldo de trabalho na base da FETRANSLOG-NE.
Para saber o nível salarial dos motoristas e ajudantes, o perfil dos profissionais que foram admitidos e desligados, como a escolaridade e idade, bem como outras informações mais detalhadas sobre a movimentação do emprego do TRC, acesse abaixo.
*Nordeste se refere a base territorial da FETRANSLOG-NE
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FETRANSLOG-NE